BLOG

Postado em 04/12/2018
NOTÍCIAS

<< Voltar

BALANÇO 2018 E PERSPECTIVA PARA 2019

BALANÇO 2018

Chegamos ao final de 2018, completando 27 anos de MRA com muitas conquistas, realizações e desafios, contando com a parceria de nossos clientes.

Em 2017, tivemos um ano muito instável, porém conseguimos mudar de casa, ampliamos nossos negócios com o gerenciamento de resíduos e área para tal recolhimento e destinação adequada, porém a crise política e econômica do Brasil acabou afetando diretamente nos negócios em geral. Vimos muitas empresas encerrando atividades, fazendo orçamentos, porém não efetivando a transação e fazendo somente o necessário e o que é exigido por legislação.

O povo brasileiro foi às urnas e teve sua contribuição para mudanças, pois nas eleições votou mudando muitas peças, tanto do executivo como do legislativo, visando melhorar todos os requisitos como, corrupção, carga tributária e ter um crescimento da indústria, que é o carro chefe, voltar a crescer. As indústrias, de um modo geral, estão sucateadas, não investem há muito tempo e estão com índice de endividamento elevado, muita inadimplência, tornando desacreditada no Brasil.

Muitas empresas multinacionais falaram em sair do País, porém com essas mudanças, novo governo, as empresas anunciaram novos investimentos em 2019. De acordo com a pesquisa da Deloitte com mais de 800 empresas, publicada no portal do G1 em 12/11/2018 por Karina Trevizan, 97% dos empresários anunciaram investir em 2019, projetando que 47% projetam aumento do quadro de funcionários, o que reduz o percentual de desempregados do País.

Os investimentos serão no lançamento de produtos e serviços, adotar novas tecnologias, criar e manter treinamento para os funcionários, investimentos na aquisição/substituição de novos equipamentos, ampliar pontos de vendas, entre outras reengenharias dentro do mercado.

Segue o link para leitura completa da matéria publicada pelo G1.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/11/12/97-dos-empresarios-dizem-que-pretendem-investir-em-2019-diz-pesquisa.ghtml


Claro que para isto o novo governo terá o grande desafio de colocar a casa em ordem, equilibrando as finanças com a redução de despesas, sem aumento de impostos.


PERSPECTIVA PARA 2019

Como podemos observar, as expectativas para 2019 são positivas, porém acreditamos que ainda no início do ano teremos um período de adaptação, desconfiança desse novo governo, devendo ele praticar o que está sendo dito e aí, acreditamos que os investimentos previstos vingarão e haverá um crescimento no PIB do País.

Não esqueçamos que quando o ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva se reelegeu pela primeira vez, houve uma injeção de ânimo também e o País cresceu muito nesse período, não confirmando após diversos escândalos de corrupção ocorrido durante as gestões dele mesmo e de Dilma Roussef.

Ainda na pesquisa da Deloitte os principais pontos e ações que os empresários mais esperam que ocorram por parte do governo são:

1. Reforma tributária;

2. Reforma da previdência;

3. Reforma política;

4. Revisão das leis trabalhistas;

5. Revisão da política de preços dos derivados de petróleo, sendo que esse afeta diretamente os fretes e deslocamentos, o que afeta diretamente o custo da empresa.

Temos a expectativa que esse novo governo mude o País, de modo a dar confiança aos nossos empresários, que eles possam investir conforme prometido e o País cresça ano após ano, reduzindo a corrupção, aumentando a empregabilidade, mantendo os investimentos, organizando e melhorando os serviços públicos essenciais, reduzindo despesas públicas, entre outras ações importantes para o nosso crescimento, serão fatores importantes para ter um crescimento em 2019.

As expectativas da MRA são positivas e assim como tantas outras empresas, estamos prevendo investimentos em 2019, muito maiores do que tem ocorrido nos últimos anos.

Portanto, podemos dizer que 2019 é ano promissor e cheio de esperanças para àqueles que querem se manter no mercado. Investir é o caminho, se reinventar, aumentar seus produtos e serviços, investir em marketing, tecnologia, vindo de encontro à quarta revolução industrial. A indústria 4.0 que tanto tem se falado e o Brasil está muito atrasado nesse assunto, devido ao sucateamento das empresas pela falta de investimentos.

Que venha 2019, que venha Jair Bolsonaro e sua equipe para nos dar fôlego para o crescimento.